Ciclo menstrual e hormônios

Oi filha querida,

Vamos falar agora do ciclo menstrual e dos hormônios que atuam sobre ele. Esse post vai ser meio denso, se prepare para uma chuva de nomes.


Hormônios

A reprodução humana é controlada por diversos hormônios, chamados, genericamente, de hormônios sexuais.

Nos homens, o principal hormônio sexual é a testosterona, produzida no interior dos testículos.

Nas mulheres, os principais hormônios sexuais são o estrógeno (ou estrogênio) e a progesterona. O estrógeno é produzido pelos folículos do ovário (isto é, pelos óvulos em processo de formação). A progesterona é produzida pelo corpo lúteo. Tanto o estrógeno, como o a progesterona atuam nas diversas fases do ciclo menstrual.

Há ainda dois hormônios produzidos pela hipófise que atuam sobre os processos reprodutivos: o FSH e o LH.


Ciclo menstrual

É o processo de preparação do útero para uma possível gravidez. Essa preparação se dá por meio do desenvolvimento e do espessamento de sua parede interna, o endométrio, que, após a fertilização, participa da formação da placenta.

Caso a gravidez não ocorra, as células endometriais se desprendem da parede uterina, provocando o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, o que origina o sangue da menstruação.

O ciclo menstrual tem a duração de 28 a 31 dias. Observe que, uma vez ocorrida a primeira menstruação (menarca), são necessários de 3 meses a dois anos para que o ciclo menstrual se regularize.


Menstruação

É a fase do ciclo menstrual caracterizada pelo sangramento através do canal vaginal. Ocorre, aproximadamente, a cada 28 dias, durante a vida fértil de uma mulher.

A menstruação custuma durar de 3 a 6 dias, mas esse período pode variar de mulher para mulher, com a eliminação de cerca de 70 a 120 ml de sangue.

Durante a menstruação cerca de 50% das mulheres têm dismenorréia, ou seja, cólica menstrual, sendo uma das principiais queixas da mulher. Como a cólica não é uma doença, ela também não têm cura, já que é uma reação normal do organismo feminino. Os medicamentos têm apenas capacidade de amenizar os sintomas.

A ocorrência da menstruação se dá, aproximadamente, até os 48 anos de idade, quando se inicia a menopausa.


O ciclo menstrual e os hormônios

O ciclo menstrual é controlado pelas gonadotrofinas (FSH e LH), secretadas pela hipófise, e pelo estrógeno e pela progesterona, produzidos pelos ovários.

O primeiro dia do ciclo corresponde ao primeiro dia do ciclo corresponde ao primeiro dia da menstruação.

Durante a menstruação, os níveis de hormônios sexuais no sangue estão baixos. Por volta do sexto dia, a hipófise volta a secretar uma maior quantidade do hormônio folículo estimulante (FSH) que, como o nome já diz, irá estimular o desenvolvimento dos folículos ovarianos.

Por sua vez, os folículos produzem o estrógeno, que estimula o crescimento das células da parede interna do útero, o endométrio, que se torna mais espesso e bem vascularizado. São estas as mudanças que preparam o útero para o caso de uma gravidez.

estradiol
Molécula de estradiol, o principal tipo de estrógeno.

A alta concentração de estrógeno no sangue estimula a secreção do hormônio luteinizante (LH). O LH induz a ovulação, que ocorre por volta do 14º dia do ciclo.
Em seguida, o LH induz o rompimento do folículo ovariano e a consequente liberação do óvulo, além de causar o desenvolvimento do corpo lúteo.

O corpo lúteo produz a progesterona, que irá auxiliar na manutenção do endométrio até o final do ciclo menstrual.

Progesterone-3D-balls
Molécula de progesterona.

Por fim, caso não ocorra fecundação, a alta concentração de progesterona na corrente sanguínea passa a inibir a produção de FSH e LH pela hipófise. Com isso, o corpo lúteo regride e as concentrações de progesterona e estrógeno diminuem.

A queda nos níveis de estrógeno e progesterona faz com que as células endometriais se desprendam da parede uterina. Essas células são expulsas do corpo, juntamente com o sangue dos pequenos vasos que se rompem, através do canal vaginal, causando o sangramento característico da menstruação e fechando o ciclo.

O cliclo e a variação hormonal podem ser observados na figura a seguir:

ciclo-menstrual
Ciclo menstrual e correspondente variação dos níveis hormonais (em inglês).

Beijo do pai!

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s