Desenvolvimento embrionário, gestação e parto

Oi filha querida,


Desenvolvimento embrionário

Este é um processo contínuo que tem seu início quando um ovócito é fertilizado por um espermatozóide. Como vimos, o ovócito fertilizado se transforma num organismo multicelular, havendo uma sucessão de transformações nesse processo.

Na figura a seguir, estão as principais transformações ocorridas durante a gestação. Os principais elementos desse esquema são descritos a seguir:

desenvolvimento-embrionario-humano-510x1024
Desenvolvimento embrionário (abrir a imagem em outra janela, para ampliá-la).

Ovócito: célula germinativa feminina que, se fertilizada originará novos gametas reprodutivos. O ovário é o órgão encarregado da fabricação destas células.

Espermatozoide: célula germinativa masculina, tem sua produção nos testículos.

Zigoto: é o produto do processo de fertilização. É também um marco do início de uma nova vida, que começa neste instante.

Idade da fertilização: popularmente conhecida como idade gestacional, que ocorre cerca de duas semanas depois da fertilização de fato.

Clivagem: é a sequência de divisões celulares que o zigoto sofre, resultando nos blastômeros. Durante a clivagem o zigoto não sofre variação de tamanho.

Mórula: é o conjunto de 12 a 32 blastômeros, resultante da clivagem do zigoto. Os blastômeros vão mudando sua forma, resultando num aglomerado de células, semelhante a uma amora. Este estágio ocorre de 3 a 4 dias após a fertilização, quando da chegada do embrião no útero.

Blastocistos: a mórula sofre mudanças que a converte em blastocisto. Isto ocorre imediatamente após a chegada da mórula no útero. Neste momento é formado o primórdio do embrião.

Gástrula: aqui o embrião já está na terceira semana e o blastocisto se transforma em gástrula, como resultado, forma-se um disco embrionário com três lâminas. Esse disco se diferenciará nos tecidos e órgãos do embrião: ectoderma, mesoderma e endoderma.

Nêurula: o embrião se desenvolve a partir da placa neural, durante a terceira e a quarta semana. É o primeiro vestígio do sistema nervoso.


Parto

A gravidez é um período marcante na vida da mulher. São nove meses de angústias, dúvidas e também felicidade e novas descobertas. A gestação finaliza-se com o parto, um momento extremamente delicado que se caracteriza pela expulsão do feto e também dos anexos embrionários.

vqpso7
Etapas de evolução da gravidez.

É considerado o momento mais importante de toda a gravidez e deve ser precedido de um pré-natal bastante minucioso. Conhecer as condições de desenvolvimento do bebê é essencial para saber como o nascimento poderá ser conduzido.

Existem dois tipos principais de parto:

  • Normal, em que se tem a forma natural de se dar à luz;
  • Cesariana, em que se realiza um corte no abdômen para a retirada do bebê.

O parto normal, apesar de ser o modo mais saudável de parto por não envolver procedimento cirúrgico, nem sempre é a primeira opção da gestante, especialmente no Brasil. Isso se deve às comodidades associadas à cesariana, como agendamento do parto, e maior comodidade para médicos e mães.

Entretanto, a cesariana não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por resultar, muitas vezes, em partos prematuros. No Brasil, cerca de 40% dos partos são cesárias. A OMS recomenda que a cesariana não represente mais de 15% do total de partos.

A OMS considera a cesariana uma cirurgia de emergência e deve ser tratada como tal, sendo desnecessária, a menos de risco para a mulher ou para o bebê. Estudos relatam que o parto normal é mais seguro que as cesarianas.

Mas nem sempre é possível realizar um parto normal, sendo então necessária uma intervenção cirúrgica, a cesariana. Dentre as principais indicações para emprego da cesariana, pode-se destacar o bebê “sentado”, placenta prévia, ruptura uterina e descolamento precoce da placenta.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s