Dominância e ressessividade

Oi filha querida,

Em qualquer ciência e, especialmente na Biologia, podemos ter dificuldades quando nos deparamos com termos técnicos de significado desconhecido. Você precisa ter paciência e prestar atenção nos nomes mas… Como você sabe os nomes de praticamente todos os personagens de anime, memória não lhe falta…

Agora vamos conversar sobre os conceitos de dominância e de recessividade, dois termos essenciais para a compreensão da Genética.


Alelos

Alelos são genes que ocupam a mesma posição em cromossomos homólogos. Esses alelos podem ser iguais ou diferentes. Exemplo:

heterozigoto
Genes diferentes em cromossomos homólogos: heterozigoto.

Quando há presença de alelos diferentes em cromossomos homólogos, temos um indivíduo heterozigótico e os genes estão em heterozigose.

Outro exemplo:

homozigoto
Genes iguais em cromossomos homólogos: homozigoto.

Observamos aqui alelos são idênticos em cromossomos homólogos. Neste caso se diz que o indivíduo é homozigótico ou que os alelos estão em homozigose.


Herança recessiva e herança dominante

Uma herança é chamada recessiva quando só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz fazer com que determinada característica se manifeste.

Já uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para determinar a manifestação da característica. Isso quer dizer que esse alelo expressa-se quando está em homozigose ou heterozigose.


Representação dos genes

Na representação dos genes, usa-se a letra minúscula para o alelo recessivo e a letra maiúscula para o alelo dominante.

Por convenção, usamos primeiro a letra maiúscula e, na sequência, a letra minúscula. Exemplos: Bb, Aa, Cc. Geralmente, a letra é a inicial da característica recessiva.


Naninsmo acondroplástico

O nanismo acondroplásico é uma das formas mais comuns de nanismo. Essa condição é determinada por um gene dominante. Assim, basta apenas um desses genes para que o nanismo se manifeste. Chamando de n o gene que determina o crescimento normal e de N o gene causador do nanismo.

Indivíduos que apresentam o genótipo Nn e NN terão nanismo acondroplásico, já aqueles que apresentarem genótipo nn serão normais. Isso se passa porque o gene N é dominante e expressa sua característica mesmo em heterozigose.


Albinismo

O albinismo é uma condição relacionada à produção de melanina, sendo que uma pessoa albina não apresenta pigmentação na pele, cabelos e olhos. É uma característica recessiva, assim, para que ela ocorra, é preciso que o alelo a esteja em homozigose.

Desta forma, apenas indivíduos aa apresentam albinismo, enquanto que os indivíduos AA ou Aa produzem normalmente a melanina. Portanto, que o gene que determina o albinismo é recessivo, pois ele, sozinho, não é capaz de determinar a característica.

tigre-albino
Leoa albina acompanhada de outra com pigmentação normal.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s