Cromossomos e sexo

Oi filha querida

Já vimos que são os cromossomos que determinam qual será o sexo do indivíduo, veremos agora em mais detalhes como esse processo funciona.

Sabemos que uma célula diplóide humana contém 23 pares de cromossomos homólogos, isto é, 2n= 46. Desses cromossomos, 44 são autossomos e 2 são os cromossomos sexuais também conhecidos como heterossomos.


Autossomos e heterossomos

Os cromossomos autossômicos são os relacionados às características comuns aos dois sexos. Já os cromossomos sexuais são responsáveis pelas características próprias de cada sexo.

Assim, a formação de órgãos como fígado, baço, o estômago e outros, deve-se aos autossomos, pois esses órgãos existem nos dois sexos. O conjunto haploide de autossomos de uma célula é representado pela letra A.

Já a formação dos órgãos reprodutores, característicos de cada sexo, é determinada pelos genes localizados nos cromossomos sexuais e são representados, de modo geral, por X e Y.

O cromossomo Y é exclusivo do sexo masculino. Já o cromossomo X existe na mulher em dose dupla, enquanto no homem ele se encontra em dose simples.


Cromossomos sexuais

O cromossomo Y é mais curto e possui menos genes que o cromossomo X, além de conter uma porção encurtada, em que existem genes exclusivos do sexo masculino.

Na figura a seguir é possível observar que uma parte do cromossomo X não possui alelos em Y, isto é, entre os dois cromossomos há uma região não-homóloga.

cromosexuais
Modelo dos cromossomos X e Y.

Genética do sexo: o sistema XY

Em algumas espécies, incluindo a humana, a genética dos indivíduos do sexo masculino é representada por 2AXY e a dos gametas por eles produzidos, AX e AY; na fêmea, cuja constituição genética é indicada por 2AXX, produzem-se apenas gametas AX.

No homem a constituição genética é representada por 44XY e a dos gametas por ele produzidos, 22X e 22Y; na mulher 44XX e os gametas, 22X.

geneticasexo
Formação dos gametas sexuais femininos e masculinos, sob o ponto de vista da genética.

Indivíduos que formam só um tipo de gameta, quanto aos cromossomos sexuais, são denominados homogaméticos. Os que produzem dois tipos são chamados de heterogaméticos.

Na espécie humana, o sexo feminino é homogamético, enquanto o sexo masculino é heterogamético.


Observação

Na prática, são os cromossomos do pai que determinam o sexo da criança. Nem precisa agradecer, filha!

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s