Leis de Mendel e problemas de genética

Oi filha querida,

Desde a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação.

A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Mendel esperava, com o desenvolvimento de seus trabalhos com ervilhas, entender por que o cruzamento entre híbridos gerava descendentes tão diferentes. Nos seus trabalhos, Mendel escolheu ervilhas e analisou sete características: o tamanho da planta, textura da semente, cor da semente, forma da vagem, cor da vagem, cor da flor e posição da flor. A escolha da planta foi essencial para o sucesso de suas pesquisas, uma vez que a ervilha apresenta fácil cultivo, várias sementes e ciclo reprodutivo curto.

as-leis-de-mendel-o-pai-da-genetica-1-1
Características das ervilhas usadas por Mendel.

Uma das leis propostas por Mendel foi a segregação dos fatores, conhecidos hoje por genes. Segundo o pesquisador, cada pessoa apresenta uma par de fatores para cada característica que se separa no momento da formação dos gametas. No momento da fecundação, os gametas do pai e da mãe juntam-se, levando consigo suas características.

Mendel contribuiu de maneira grandiosa para os estudos da Genética e, por isso, é considerado hoje o pai dessa ciência.


Primeira Lei de Mendel

Baseada na comprovação da existência da dominância e da recessividade dos genes e de que cada gameta carrega um gene simples, também chamado de Lei da Pureza dos Gametas, seu enunciado diz o seguinte: cada característica é determinada por um par de fatores herdados um de cada progenitor.


Segunda Lei de Mendel

Nessa fase de seu estudo, Mendel estava cruzando mais de uma característica das plantas. Ele usou plantas puras com sementes amarelas lisas (VVRR), traços dominantes, e plantas também puras com sementes verdes e rugosas (vvrr), estes sendo traços recessivos.

O estudo dessas duas características Mendel chamou de Diibridismo, e o resultado desse cruzamento já era esperado, todas as plantas produziam sementes amarelas lisas, pois estes fatores eram dominantes e as características recessivas não apareceriam na presença desses fatores (VvRr).

Com esse resultado, foi formulado a Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, que diz que dois ou mais fatores separam-se nos híbridos de forma independente um do outro para formação dos gametas, voltando a combinar-se aleatoriamente na fecundação. Com isso, três quartos da geração apresentaram características dominantes e apenas um quarto apresentaram as características recessivas.

as-leis-de-mendel-o-pai-da-genetica-3-1
Segunda lei de Mendel.

Terceira Lei de Mendel

Também chamada de Lei da Distribuição Independente, diz que cada fator puro para cada característica é transmitida à geração seguinte de forma independente uma da outra seguindo as duas leis anteriores. Os híbridos possuem o fator recessivo, mas este é encoberto pelo fator dominante.

A terceira Lei é tida como um resumo das duas leis anteriores, por isso há autores que não a levam em conta. Tem ainda aqueles que consideram que as leis de Mendel são duas e não três, embora três seja o número de leis mais utilizado didaticamente.


Exercícios

  1. Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.
    a) cor dos cabelos.
    b) conformação dos olhos, nariz e boca.
    c) cor dos olhos.
    d) deformidade física acidental.
    e) hemofilia.
  2. Um homem de aspecto exterior normal, casado com uma mulher normal, tem 11 filhos, todos normais. O seu irmão gêmeo, univitelino, tem 6 filhos normais e dois albinos. Qual o genótipo dos dois irmãos e das duas mulheres?
    a) irmãos (Aa), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
    b) irmãos (AA e Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (Aa ou aa)
    c) irmãos (AA), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
    d) irmãos (AA), 1ª mulher (AA ou Aa) e 2ª mulher (Aa)
    e) irmãos (Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (AA)
  3. Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?
    a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos
    b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos
    c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
    d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos
    e) apenas amarelos
  4. Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:
    a) 25%
    b) 50%
    c) 0%
    d) 100%
    e) 75%
  5. Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?
    a) 1/2
    b) 1/4
    e) 1
    c) 1/8
    d) 1/3
    e) 1
  6. De um cruzamento de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de 50 % de indivíduos com flores róseas e 50 % com flores vermelhas. Qual a provável fórmula genética dos parentais?
    a) VV x BB
    b) VB x VB
    c) VB x VV
    d) VB x BB
    e) BB x BB
  7. Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:
    a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc
    b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc
    c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC
    d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc
    e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc
  8. Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é:
    a) Dd x dd
    b) DD x dd
    c) Dd x Dd
    d) DD x Dd
    e) DD x DD

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s