Fatores climáticos na América

Oi filha querida,

A grande diversidade de climas no mundo é causada por vários fatores que influenciam as características do clima de uma determinada região.

Já vimos que elementos e fatores como: pressão, umidade, temperatura, massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade e vegetação é que determinam as condições predominantes do clima.


Fatores e elementos climáticos na América

Latitude: é a distância entre um lugar na superfície terrestre e a linha do Equador. Quanto maior a latitude, ou seja, quanto mais distante da linha do Equador, menores serão as temperaturas. Portanto, as regiões próximas à linha do Equador terão climas mais quentes e, as mais distantes, climas mais frios.

Relevo: influi marcadamente nas características climáticas do continente americano. No nível do mar, a temperatura é mais alta; à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui. Outra influência do relevo é nas barreiras naturais formadas pelas montanhas que impedem a passagem das massas de ar úmido carregadas de chuva.

Massas de ar: estas grandes porções da atmosfera com características próprias de umidade, pressão atmosférica e temperatura influeciam muito o clima no continente. As massas de ar próximas aos trópicos possuem temperaturas elevadas, já as que se formam próximas aos pólos possuem baixas temperaturas. As mais próximas dos oceanos, serão mais úmidas ou mais secas, se estiverem sobre um continente. Quando estas massas se deslocam, levam junto suas características, influenciando o clima dos lugares por onde passam.

Maritimidade e Continentalidade: grandes massas de água, como oceanos e mares, amenizam as temperaturas e favorecem a umidade. Por este motivo, as áreas próximas ao litoral têm clima mais ameno e úmido (maritimidade) que as áreas do interior do continente (continentalidade).


El Niño e La Niña

El Niño

O El Niño é um fenômeno climático de escala global. Caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, na faixa próxima ao Equador. Ocorre em intervalos médios de 4 anos, sendo observado no mês de dezembro, próximo ao Natal, por isso recebeu o nome de El Niño (Niño Jesus).

Em anos de El Niño, podem ser observadas águas quentes em praticamente toda a extensão do Oceano Pacífico Equatorial. Esse fenômeno interfere na atmosfera de todo o planeta.

De acordo com a intensidade, o El Niño pode provocar sérios prejuízos econômicos e ambientais.

No Brasil esse fenômeno causa um grande aumento de chuvas na região Sul, redução das chuvas na região Norte e no Nordeste. Ocorre também aumento nas temperaturas do Sudeste e Centro-Oeste.

Grandes secas na Índia, Austrália, Indonésia e África são causadas por esse fenômeno. No Peru, Equador e no meio oeste dos Estados Unidos ocorrem enchentes. Na Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guina Francesa as chuvas são reduzidas, com exceção da costa da Colômbia que recebe intensas chuvas.

La Niña

La Niña (a menina, em Espanhol) é um fenômeno caracterizado pelo resfriamento anormal nas águas do Oceano Pacífico Equatorial, ou seja, suas características são opostas às do El Niño.

As águas quentes a oeste do Pacífico geram evaporação e consequentemente ocorre formação de nuvens de chuva, que ficam mais intensas em anos de La Niña.

O fenômeno La Niña ocorre em intervalos de 2 a 7 anos, com duração de 9 a 12 meses.

Assim como o El Niño, o La Niña também interfere na circulação geral da atmosfera, provocando mudanças nas condições climáticas de várias regiões. Na Colômbia e Austrália as chuvas se tornam abundantes, podendo causar enchentes. Ocorre diminuição das chuvas no oeste da Argentina e do Chile, no Peru, Paraguai e Equador.

No Brasil, os efeitos são diferentes daqueles provocados pelo El Niño: chuvas mais abundantes na região Norte e no Nordeste. No Sul observa-se a ocorrência de secas severas e aumento das temperaturas. No Sudeste e Centro-Oeste os efeitos são imprevisíveis, podendo ocorrer secas, inundações e tempestades.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s