Meio ambiente na América

Oi filha querida,

Os principais problemas ambientais da América são:

Degradação dos solos

A expansão das áreas destinadas à agropecuária, aliada a uma exploração mais intensa dos solos, resultaram em solos desprotegidos de cobertura vegetal, sujeitos à erosão hídrica e eólica.

Nos locais onde se pratica a agricultura por irrigação, como na região de Rio Negro, na Argentina, ocorre a salinização, que é o acúmulo de sais nos solos.

Desmatamento

É a destruição de grandes áreas florestais para a obtenção de madeiras e seus derivados. É bastante intensa na Floresta Amazônica na América do Sul e nas Florestas Temperadas nos EUA.

Desertificação

Nas zonas áridas e semiáridas da América do Sul e no centro da América do Norte, a prática de atividades agropecuárias intensificam a formação de desertos.

Problemas ambientais urbanos

O mais marcantes problemas ambientais a afetar as áreas urbanas são a contaminação dos rios, o ruído, a acumulação de lixo e a poluição do ar. Em especial ar grandes áreas urbanas do continente são afetadas por todos esses problemas.

Contaminação das águas

Diversos rios na América foram contaminados por dejetos industriais. As populações vizinhas destes rios são seriamente prejudicadas pelos odores e até mesmo pela contaminação dos lençóis freáticos.

Ao mesmo tempo, lixo, produtos químicos, plásticos e esgotos ameaçam, o equilíbrio marinho de 60% da população costeira da América Latina e do Caribe. É urgente que se encare o tratamento dos resíduos em toda a região, pois 60 das 77 maiores cidades se localizam em áreas ribeirinhas ou costeiras.

Acúmulo de lixo

O acúmulo de resíduos domésticos e sua adequada disposição constituem grandes problemas para a maioria das cidades americanas. Na maioria dos casos se empregam depósitos de lixo a céu aberto e são poucas as estações de tratamento e reciclagem de resíduos. A falta de tratamendo do lixo é particularmenre grave nos paíseds da américa Central.

Contaminação do ar

Nas grandes cidades americanas, a contaminação do ar é um dos problemas ambientais mais persistentes e que afetam mais negativamente a vida dos seus habitantes. Os maiores níveis de contaminação atmosférica se registram na Cidade do México, em Santiago (Chile) e em São Paulo. As indústrias e os meios de transporte urbanos geram gases tóxicos que podem afetar grandemente a saúde da população.

Efeito Estufa

No território americano também se manifestam problemas associados ao efeito estufa:

  • Aumento da aridez em algumas área, com estiagem e perda de cultivos;
  • Aumento das chuvas em outras áreas, com maior frequência e volume de inundações.

Contaminação do solo

É a contaminação produzida por diversos agentes, como dejetos industriais e agrotóxicos, resultando em agressão à fauna e à hidrografia.

Chuva Ácida

É formada a partir do grande desenvolvimento de centros urbanos e de centros industrializados. Os poluentes emitidos se combinam com o vapor de água na atmosfera, os compostos ácidos formados se acumulam então nas nuvens e caem no solo, posteriormente, na forma de chuva.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s