Características dos Moluscos

Oi filha querida,

Hoje vamos conversar sobre os moluscos…

Quando vamos à praia gostamos de pegar conchinhas trazidas pelas ondas. Essas conchas são de muitos tamanhos, formas e cores. Muitas pessoas colecionam conchas e tem algumas que são usadas em bijuterias.

Como os moluscos são animais de corpo mole, a maioria deles possui uma concha para proteção do corpo. São moluscos com esse tipo de proteção o caracol, o marisco e a ostra.

A principal função da concha é a proteção contra predadores. Mas além disso, a concha evita que o molusco perca água. A concha é produzida por glândulas localizadas sob a pele do animal.

A concha não é parte viva do corpo do molusco. Assim, à medida que o animal cresce, mais material é acrescentado à concha existente. As conchas apresentam muitas variações na forma e no tamanho e ter uma ou mais peças.

Mas que há os que apresentam uma concha interna e reduzida, como a lula. E os que não têm concha, como o polvo e a lesma, dentre outros.

Antes mesmo da vida terrestre, os moluscos (com a sua conchas) já habitavam os mares. O caramujo do mar é uma espécie que tem 500 milhões de anos. Ele já existia milhões de anos antes dos peixes! Há fósseis de moluscos com conchas de 2,5m de diâmetro.


Habitat

Há moluscos no mar, na água doce e na terra.

O caramujo e a lesma ficam em canteiros, onde houver vegetação e a terra estiver úmida; ficam ainda sobre plantas aquáticas. Já o grande caramujo marinho se arrasta sobre rochas ou na areia do fundo do mar.

As ostras e os mariscos vivem fixados às rochas no litoral. Já a lula e polvo têm vida livre nas águas marinhas.


Anatomia

Os moluscos têm corpo mole, sua pele produz uma secreção viscosa, conhecida por muco, que serve para facilitar sua locomoção sobre superfícies ásperas, sem machucar o corpo.

O corpo dos moluscos é composto por: cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e contém os sistemas digestório e reprodutor.


Classificação dos moluscos

A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios empregados para classificar os moluscos. Esses animais estão divididos em três classes:

  • Gastrópodes;
  • Bivalves;
  • Cefalópodes.

Gastrópodes

Possuem uma concha única, em espiral. Por terem uma única concha são chamados univalves.

São gastrópodes:

  • Caracol;
  • Caramujo;
  • Lesma (apresenta uma concha muito reduzida e está incluída nesse grupo).

Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres, em ambiente úmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por meios de brânquias, já os terrestres possuem pulmões.

A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo apesenta dois pares de tentáculos, semelhantes a antenas. Os olhos destes animais ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.

cara
O caracol é um gastrópode.
olhodecaracol
Detalhe do olho do caracol.

Bivalves

Os moluscos bivalves possuem concha com duas peças, que são fechadas por fortes músculos. São animais aquáticos, vivendo quase sempre no ambiente marinho.

Os bivalves são animais filtradores, isto é, retiram seu alimento da água. Não possuem cabeça e sua massa visceral fica completamente protegida pela concha. A respiração desses moluscos é branquial: as conchas permitem que a água circule entre as brânquias, as quais absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água.

2OstraA
A ostra é um molusco bivalve que produz as pérolas.
6324596061_3457a97c11_b
As conchas das ostras gigantes eram usada como pias, no passado.

Cefalópodes

Cefalópode vem de Kephale, que em grego significa cabeça, e de pode, palavra grega para pé. São cefalópodes o polvo e a lula.

A concha pode não existir (caso do polvo), ser interna e reduzida (caso da lula) ou ser externa (caso do náutilo).

Apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos. Possuem oito, dez ou mais tentáculos. A respiração é branquial. Os cefalópodes têm um sistema nervoso bastante desenvolvido, além de terem visão, olfato bem apurados.

Como recurso de defesa, alguns cefalópodes usam a camuflagem. Mudam de cor para serem confundidos com o ambiente.

TV L - Polvo gigante do Pacífico (1)
O celfalópode polvo libera uma tinta para se proteger.

Já a lula e o polvo expelem uma substância escura na água, para confundir os predadores e permitir a fuga desses moluscos.

nautilos-11
Desenho mostrando a estrutura interna do náutilo.
nautilus-pompilius
Apesar da concha, o náutilo é um cefalópode. E é um fóssil vivo, pois existe desde o Paleozóico.

Curiosidade

Observe o vídeo a seguir, a baleia tipo cachalote que aparece no vídeo tem cicatrizes perto da boca. Essas cicatrizes foram causadas por uma lula gigante.

Encontro subaquático com uma baleia.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s