Características dos Nematódeos

Oi filha,

Vamos agora conversar sobre mais um bicho estranho e ligeiramente nojento: os nematódeos.

Os nematódeos ou nemátodos ou nematelmintos (também chamados de vermes cilíndricos) são muito abundantes no planeta. Estima-se que correspondam a até 80% de todos os animais, com mais de 1 milhão de espécies.

Os nematódeos estão presentes nos habitats marinho, de água doce e terrestre. A maioria é de vida livre, mas há os nematódeos parasitando praticamente todos os tipos de plantas e animais.


Anatomia

Seu tamanho varia de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros. Possuem simetria bilateral (lado esquerdo do corpo igual ao lado direito).

Seu corpo é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege o verme no ambiente do sistema digestório do hospedeiro.


Respiração e digestão

Os nematódeos não possuem sistema respiratório e a respiração é cutânea. São os primeiros animais a possuírem sistema digestório completo (ou seja, possuem boca e ânus). Os parasitas se alimentam de produtos pré-digeridos pelo hospedeiro.

nema
Nematódeos removidos do hospedeiro.

Circulação e sistema nervoso

Não possuem sistema circulatório. Possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ao longo do ventre.


Reprodução

São animais dióicos, isto é, possuem sexos separados. Apresentam dimorfismo sexual. Ou seja, a fêmea é diferente do macho.

bicho-de-olho
O loa loa é um nematódeo que parasita o olho humano. O loa loa ocorre na África…

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Oxiuriase.php

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Ascaridiase.php

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Filariase.php

Beijo do pai!

Deixe um comentário